Universidade Federal De Ciências Da Saúde De Porto Alegre Residência Médica

· 3 min read
Universidade Federal De Ciências Da Saúde De Porto Alegre Residência Médica

Os trabalhos são diurnos e não costumam incluir fins de semana, nem trabalho em emergência. Por se tratar de um treinamento em serviços, a RM é constituída obrigatoriamente por estágios práticos, que ocupam de 80% a 90% da carga horária.  nutrição e saúde mental  início da integração das turmas, os Residentes recebem informações gerais, conteúdos esperados ou manuais, conforme o curso. Em cada área, variam o formato e o período do programa, que pode ter de 1 a 5 anos de duração. A carga horária anual é de 2.880 horas, ou 60 horas semanais, incluindo 24 horas semanais de plantão, com folgas previstas conforme as normas estabelecidas por legislação específica.


  • O curso tem a participação do professor Dr. Marconi Meira CRM 6801, especialista em cirurgia geral e do aparelho digestivo, com mais de 40 anos de experiência na área médica.
  • Ao navegar, você aceita o Termo de Uso e Política de Privacidade para os serviços da UFCSPA.
  • Além disso, muitos dos nossos residentes tem se encaminhado para outras residências de subespecialidades com muito sucesso e outros têm entrado no mercado de trabalho com uma formação impecável.
  • Valorização de conteúdos e atividades relacionadas ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança desde o nascimento até no mínimo 28 dias de vida.
  • Conheça mais sobre o método de estudos que vai transformar a sua preparação para as provas de residência, clicando aqui.


Que avalia o conhecimento em língua inglesa para profissionais da saúde. Mas, o lado bom é que ela pode ser feita aqui mesmo no Brasil, já que algumas cidades fazem a aplicação das provas. Gosta muito de trocar ideias, partilhar informações e de entender como as coisas funcionam.

Bônus: Conjunto Hospitalar Do Mandaqui, O Hospital Do Mandaqui


A residência médica é uma modalidade de pós-graduação no setor de Saúde. Sendo assim, os médicos recém-formados ingressam em um curso de especialização para se qualificar em uma formação. Assim, é por meio da residência médica que o profissional pode se tornar, por exemplo, um cirurgião, cardiologista e pediatra. Várias especialidades médicas é áreas de atuação exigem pré-requisitos, ou seja, antes de optar por uma área específica ele precisa ter a residência.

Como É A Residência Médica No Sus?



Por ser uma instituição de referência, o serviço de pneumologia e cirurgia torácica do HSCMV tem vasta experiência em cirurgias complexas como aquelas para tratamento da tuberculose e do Câncer de Pulmão. O serviço de oncologia é bastante atuante, fazendo com que o volume de pacientes atendidos seja cada vez mais expressivo. Em todos os programas são desenvolvidas atividades práticas, sob a forma de estágio hospitalar supervisionado por preceptores e especialistas, cumprindo uma carga horária de 60 horas semanais, incluindo um plantão de 24h. As atividades teóricas, seminários e estágios seguem as normas estabelecidas por cada Programa  de Residência Médica, conforme Resoluções da CNRM. O Programa de Residência Médica em Neurologia objetiva formar médicos neurologistas capacitados para a avaliação, formulação de diagnósticos diferenciais e tratamento de pacientes com doenças neurológicas, tanto na fase aguda quanto nos quadros crônicos. O Programa de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia foi criado em 2020, com o propósito de formar e desenvolver médicos para atuar na avaliação, diagnósticos e tratamento de indivíduos com doenças endócrino-metabólicas.

Como Funciona A Residência Médica Na Prática?




Esse é o mais novo processo seletivo queridinho dos futuros residentes, pela grande oportunidade de ingresso na pós-graduação médica. Ele é publicado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares , uma estatal vinculada ao Ministério da Educação. O Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo (SUS-SP) comporta em torno de 50 instituições de saúde em todo o estado. Por ter um cenário amplo de atuação profissional (ambulatórios, cirurgias, exames e muitos pacientes), é uma alternativa importante para quem procura ter vivência no cotidiano médico. O treinamento em serviço, durante os anos de residência médica, é desenvolvido no Hospital do Servidor Público Estadual , sob a orientação de diversos profissionais.